Você entregaria o seu negócio nas mãos de qualquer pessoa?
Essa é a pergunta que eu faço quando alguém questiona por que ter um site é importante para a empresa.
Então, eu tenho uma notícia importante para te dar: se a sua empresa ainda não tem o seu próprio site e você está totalmente dependente das redes sociais para alcançar o seu público e compartilhar os seus conteúdos…
Essa pessoa é você, neste exato momento.
Isso quer dizer que você também não tem o controle do seu negócio.
Parece muito drástico o que eu estou te falando agora, eu sei.
Mas é o que é.
Quer ver só? O que aconteceria se o Facebook, de uma hora para outra, decidisse apagar a sua página e todo os seus rastros na plataforma? Assim, do nada. Ou se Instagram resolvesse que o que você postou é contra as diretrizes e apaga o seu conteúdo?
Não se espante, porque isso pode acontecer. Assim como um dia saiu a notícia de que o algoritmo do Facebook tinha mudado e o tráfego orgânico da plataforma praticamente morreu.
Mas, olha só, eu não estou falando que você não deva estar presente nas principais redes sociais. Não é isso. Inclusive, é importante que você mantenha suas páginas para não perder nenhuma chance sequer de conversão. A questão é que você não deveria estar APENAS nas redes sociais.
Se você confiar tanto, a ponto de deixar todas as suas informações só lá, você está deixando que alguém controle o seu negócio digital por você. Sabe como você tem controle do seu negócio na internet? Com o seu próprio site.
Porque, aí sim, você desenvolve a sua página do jeito que você quiser, tem acesso a métricas que não são possíveis pelas redes sociais… Todas as informações são suas, e você não depende de nenhum intermediário.
Tipos de site
Os principais tipos de sites criados para fins comerciais são:
- site institucional
- loja virtual
- blog
- one page